
A formação da cabeça de música de Elis Regina, neste período determinante, upbringing, é sulina e convém destacar que corrobora sua maneira forte (aguerrida e brava) de ser.
Anos 70 e 80 > São Jerônimo, Porto Alegre (RS)
Na sala de minha avó ouvi os primeiros vinis de Elis, numa eletrola Belphonic, além de tê-la pelo rádio, pela TV (Chacrinha) e pelas revistas.
Bar do Chiká
Minha avó havia alugado a frente de sua casa, para o que foi um reduto de jovens que curtiam MPB.
Regional
A cada aniversário meu irmão contratava um conjunto que era pura MPB e seus convidados cantavam junto.
Bar do Chiká
Minha avó havia alugado a frente de sua casa, para o que foi um reduto de jovens que curtiam MPB.
Regional
A cada aniversário meu irmão contratava um conjunto que era pura MPB e seus convidados cantavam junto.
Elis Vive!
Depois que Elis pediu a conta, estudava no Instituto Cultural Brasileiro Norte-americano e no trajeto via os muros pichados.
- 1985
Um momento marcante foi quando Emilio Santiago venceu o Festival dos Festivais com a música homenagem.
No Centro de Comunicação da Unisinos, na disciplina Cultura Brasileira dada pelo professor Sérgio Endler, escolhi como tema de meu trabalho Elis Regina e assim começaram as investigações. Fazer clipagens já era uma prática e tornou-se uma espécie de colecionismo para mim.
- 1995 > Montreux (Suíça)
Me arrepiei, quando me deparei com o que não lembro se era mosaico ou pintura, com os ícones da MPB que por lá passaram.
Década de 2000
- 2001
Usava rímel azul, então fui conquistada com a esta interpretação de Elis.
- 2005
Conheci o memorial na Casa de Cultura Mario Quintana e quando recebo visitas é um dos pontos turísticos que levo para visitar.
As Músicas Que Fizeram Sua Cabeça
Como ouvinte assídua da FM Cultura, uma rádio legitimamente com caráter de valorizar o que é feito no Brasil e que independe de jabá, acompanho o gosto musical dos entrevistados que não raro elegem Elis.
CDs de Elis e da Maria Rita
Adquiri e me emocionei. Com toda admiração e sensação de revival, hoje posso afirmar que a diferença além do alcance vocal está no contexto autoritarista que delineou a carreira musical e na reeducação coreográfica de Elis por Lennie Dale.
- 2006
Já me interessava por memorabilia e quando olhei Elis Regina, 24 anos, desabafa e pede ajuda; fruto do garimpo de Juarez Fonseca, reforçou uma das minhas paixões: a crítica genética, o registro da atmosfera íntima.
- 2007
Através do livro Entrevistas da Clarice Lispector pude acompanhar o que pinçou de Elis.
- 2008
Participei do evento "Intervenção em Bens de Valor Cultural", no Memorial do Ministério Público, no qual o Arquiteto Rufino Becker apresentou o projeto.
- 2009
Assisti uma sessão comentada de Piaf, um hino ao amor, e nesta ocasião foi citada a Elis, pela força pulsional.
- 2010
Encontrei no cardápio da pizzaria Pizza em Fatias, lá da Cidade Baixa.
Som Brasil Bonito
A rádio sulina Itapema, preza pela MPB, apresentando a fina flor da música brasileira e quase que diariamente Elis faz parte do playlist.
Fui cortejada, entre Rios, com músicas da Elis.
- 2011